#QueTalViajar: Colônia del Sacramento

Nesse mês de Outubro estamos vendo destinos encantadores que se encontram espalhados pelo Uruguai. Hoje eu trouxe mais um para vocês conhecerem: Colônia del Sacramento, uma cidadezinha antiga e cheia de charme, capital do departamento de Colônia.

O destino está localizado numa distância de 180 Km de Montevideo. A cidade que é banhada pelo Rio da Prata foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, título cedido pela Unesco em 1995. Também, com um clima aconchegante de cidade do interior, suas ruas de pedras, construções antigas e muitas árvores espalhadas fica fácil entender o porquê do título.

Outro excelente motivo para visitá-la é que Colônia é uma das rotas de partida para quem quer sair do Uruguai rumo à Buenos Aires. A capital portenha fica a menos de 1h de barco e conta com saídas diárias pelo porto de Colônia.

Como chegar em Colônia del Sacramento?

Obrigatoriamente você precisará dar uma passada no aeroporto de Montevideo, seja fazendo alguma escala ou num voo direto para a cidade. Isso porquê Colônia não possui aeroporto próprio e o da capital é o mais próximo que você encontrará do destino final, mas ei, escala é sempre oportunidade para conhecer um novo destino.

As principais companhias que operam voos para Montevideo são a LATAM, Gol e Azul. A Google tem uma ferramenta que pode te auxiliar a encontrar passagens para lá, e para outros destinos também. Para acessar basta clicar aqui e você será direcionado para o Google Flights.

Onde ficar hospedado em Colônia del Sacramento?

Já deu pra imaginar que Colônia não é um lugar com muitas opções de hospedagem, tanto pelo seu tamanho, quanto pela cultura histórica da cidade.

As opções mais viáveis estão dispostas pelo Barrio Historico onde você pode procurar o Charco Hotel, localizado a beira do Rio Prata, a pousada La Posadita de La Plaza que é pequenininha, mas pode ter exatamente a tranquilidade que você procura. Tem ainda o Radisson Colonia Del Sacramento Hotel, um dos maiores hotéis por lá.

Agora se você é daqueles que prezam pela economia durante a viagem tem ainda as opções da Posada El Viajero ou o Hotel Romi. Na pousada você pode alugar bicicletas, optar por alguns dos passeios que são organizados por lá mesmo, já o hotel fica a aproximadamente uns 10 minutos de caminhada até o centro histórico e 350 metros do porto de Colônia.

O que fazer em Colônia del Sacramento?

Passear pelas ruas dessa cidadezinha colonial é como entrar em um túnel do tempo, sério! Colônia parece ter parado no tempo, com aquelas casas coloniais bem preservadas, as ruas de paralelepípedos, carros antigos e vielas escondidas, parece um cenário montado de filme antigo.

Dito isto, o primeiro passeio sugerido é dar uma bela caminhada pelas ruinhas da cidade. Sabe aquela pressa, correria do dia a dia? Deixa na bagagem porquê por lá o ritmo é outro. A afobação parece não ter muita vez na paisagem construída por uma arquitetura colonial que é herança portuguesa e espanhola. E se você estiver com medo de se perder na cidade é só pegar um mapa com a localização das ruas, no escritório turístico que oferece mapas aos visitantes.

Aproveitando que você estará ali mesmo, na entrada da cidade, já dá para iniciar um ótimo passeio por Colônia. Logo na entrada há uma espécie de porta, datada de 1745, conhecida como Puerta de la Ciudadela. Ela está cercada por uma muralha que servia, antigamente, para proteger a cidade. A porta era um dos principais acessos à Colonia del Sacramento durante o período de dominação portuguesa na cidade.

Imagem relacionada
Puerta de la Ciudadela, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: Mapa do Mundo

Atravessando a ponte de madeira você irá se deparar com a Calle de Los Suspiros, uma das ruas mais bonitas de Colônia. O nome da rua, bem curioso diga-se de passagem, é explicado através de algumas lendas – não tão boas assim. Há quem diga que a origem do nome é devido aos escravos que passavam por ela antes de serem executados, dando ali seu último suspiro, outros dizem que nessa rua encontravam-se algumas casas de prostituição, e os suspiros, nesse caso, viam tanto das moças durante o trabalho, como dos homens que suspiravam por elas.

Imagem relacionada
Calle de Los Suspiros, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: Expedia

Outra rua bem importante da cidade é a Avenida General Flores. Se comparada com a Calle de Los Suspiros o contrate é enorme, enquanto uma parece ser parte de um vilajero, a outra é uma avenida grande e larga, mas que também conserva os paralelepípedos, construções antigas e árvores (e põe árvore nisso) enormes que fazem sombra em praticamente toda a avenida. Nela você vai encontrar todo tipo de comércio como restaurantes, bares, cafeterias e lojas.

Imagem relacionada
Avenida General Flores, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: TripAdvisor

Pra descansar e observar o movimento pela cidade indico que você vá se sentar em um dos bancos da Plaza Mayor, melhor lugar não há, te garanto. O lugar é de muito encanto e tranquilidade, além de estar rodeado por construções antigas e cheias de história. Nas proximidades está o Convento de San Francisco, o Museo Municipal e o Museo Portugués.

Imagem relacionada
Plaza Mayor, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: Commons

E por falar em museus, há alguns outros que merecem sua atenção, além desses dois já citados: o Museo Indigena, o Museo Naval, o Museo Español e o Museo do Azulejo. Agora, a melhor notícia está por vir (segura na cadeira, meu viajante econômico): na compra do ingresso para visitar um deles, você tem direito a ir em todos. Bela forma de incentivar a visitação nos museus da cidade, hein?!

Imagem relacionada
Interior do Museo del Azulejo, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: TripAdvisor
Imagem relacionada
Interior do Museo del Azulejo, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: Minube

Assim como a Plaza Mayor, tem ainda a Plaza de Toros. Ela não fica tão próxima do centro, então caso você decida visitá-la o ideal é pedir um táxi para chegar até lá. No entanto eu devo alertar que a praça está em ruínas e com sérios risco de desabamento, por isso não é permitido visitar o seu interior.

Imagem relacionada
Plaza de Toros, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: TripAdvisor

O que não podia faltar era uma visão panorâmica da cidade, certo? Prepara as perninhas pra subir até o farol, um dos maiores pontos turísticos da cidade. A construção é de 1857 e tem 34 metros de altura, antigamente servia para ajudar as embarcações que passavam pelo Rio da Prata. Haja degrau, viu? A subida não é das mais confortáveis, mas chegando lá, vale a pena. Além de ver Colônia, você vê também o Rio da Prata e em dias limpos e ensolarados, dá para ver até Buenos Aires, lá do outro lado.

Imagem relacionada
Farol de Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: TripAdvisor

E por último, porém não menos importante, renove as energias para voltar pra casa assistindo ao pôr do sol no Rio da Prata!

O que fazer em Colonia del Sacramento (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pôr do sol visto em frente ao bar El Torreon, no paseo de San Gabriel, Colônia del Sacramento, Uruguay. Fonte: Esse mundo é nosso

A culinária em Colônia del Sacramento:

Por ser pequena a cidade não possui muitas opções de restaurantes, mas os que lá existem não deixam a desejar. Um dos mais famosos é El Drugstore, com decoração bem colorida e chamativa, vale a pena passar por lá, nem que seja pra tirar umas fotos e sair. Agora ouvi dizer que comida boa mesmo você encontra lá no Charco Bistrô. O nome não é a toa, o restaurante pertence ao Charco Hotel, mas é aberto ao público e além da boa comida oferece uma localização privilegiada em frente ao rio.

Para um café ou um docinho, têm as opções de Lentas Maravillas, o Quieréndote Casa de Té y BistrôGanache Café y PasteleriaColonia Sandwich Coffee Shop e o Deli de las Rosas.

Colônia também fica próxima de algumas vinícolas para deixar a experiência gastronômica mais completa. A cerca de 1h de carro estão localizadas quatro vinícolas para quem desejar conhecer um pouco mais sobre a bebida: Cerros de San Juan, uma bodega que funciona desde 1854; Narbona, com reservas para almoçar no restaurante, que inclusive oferece hospedagem por lá; Familia Irurtia que fica próxima ao centro de Carmelo e oferece visitas regulares; e a vinícola El Legado que também oferece visitas.

Agora a dica de ouronão vá se arriscar num lugar incrível como esses mandando um portunhol. Nós temos cursos voltados para viagens. Basta preencher nosso formulário aqui e a equipe do Que Tal vai entrar em contato agendando uma aula experimental.

Gostou? Deixa um comentário, é importante pra gente!

Até a próxima.


≈ Série Argentina ≈

≈ Série Chile ≈

≈ Série Colômbia ≈

≈ Série Peru 

≈ Segue nossas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube ≈


Um comentário sobre “#QueTalViajar: Colônia del Sacramento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s