#QueTalMúsica: Calle13

Eaeeeee mis queridos amigos do #QTAE! Como foi sua semana?

Tomara que tenha sido muito boa, assim agora estarão dispostos para mais um texto sobre musiquita, e quem escolhi hoje? Pois o grupo porto-riquenho “Calle 13”, na verdade falarei um pouco da banda musical e biografia, já que no próximo texto, farei uma análise mais profunda sobre uma música em particular deles, uma música que sempre que a ouço me faz lembrar muito ao meu país.

Me faz lembrar muito a “Latinoamérica”, e este é o nome da música mesmo: “Latinoamérica”.

Resultado de imagem para calle 13

Calle 13 foi um trio musical que misturou vários gêneros e ritmos musicais. O grupo foi liderado por René Pérez, conhecido como “Residente”, e seu meio-irmão Eduardo Cabra Martínez, conhecido com “Visitante”. E também tinham a voz feminina de LLeana Cabra Joglar que era meia-irmã dos dois (qué loco no? Kkk)

Vocês devem estar se perguntando: porq ue tinham esses apelidos os meios irmãos? Pois quando eram crianças, Eduardo devia se apresentar como “Visitante” diante do guarda de segurança da casa de René, e este último, devia se apresentar como “Residente”.

Suas letras satíricas misturadas com temas sociais, culturais e política latino-americana, são elementos polêmicos que junto aos seus ritmos amigáveis, contribuíram para a sua aceitação como banda musical nos meios de comunicação, especialmente em América Latina. Sua principal influência como grupo foi graças ao cantante “Vico C”, também porto-riquenho do qual falarei em outro texto.

Este grupo obteve 21 prêmios Grammy Latinos e 3 prêmios Grammy, sendo a banda de música urbana que teve mais Grammys na historia.

Bom todo mundo se estará perguntando, porque “Calle 13”? isto foi pelo fato que a rua onde morava René Pérez, “La Calle 13”, era o local onde o visitava Eduardo constantemente quando eram crianças, por este acontecimento é o nome do grupo.

O estilo musical vai desde reggaetón, incorporação do SKA, rock, bossa nova, salsa, cumbia colombiana e villera, entre outros ritmos latinos

Resultado de imagem para calle 13 banda
Os meios irmãos

Agora vamos mais um pouco sobre a vida deste grupo: René Pérez joglar e Eduardo Cabra nasceram no ano de 1978 (22 de fevereiro e 10 de setembro, respectivamente), eles se conheceram aos dois anos de idade, quando a mãe de Pérez casou com o pai de Cabra.

Mesmo que este matrimônio não tenha dado certo e se divorciaram, os jovens conseguiram manter seus laços afetivos. Os dois estavam sempre na área das artes desde que eram bem novos, Eduardo tinha aulas de música desde os seis anos, tocando instrumentos como flauta, piano e saxofone, enquanto René se interessou pela área de literatura, artes plásticas e aprendeu a tocar guitarra sozinho ao mesmo tempo que bateria.

Durante a adolescência, Cabra se uniu ao grupo musical “Kampo Viejo”, no qual tocava o piano e saxofone. Depois de um tempinho ele formou seu próprio grupo, chamado “Bayanga”, no qual ele conhece outros gêneros como o reggae, ska, entre outros.

Depois disto René pede a Cabra que componham juntos músicas onde ele possa rapear (Rap). E então para o 2004 começaram a gravar músicas para carregá-las na internet, da quais se destacam “La Tripleta” e “La Aguacatona”.

Atualmente, Eduardo Cabra esta casado com a cantante cubana Diana Fuentes, e René Pérez esta casado com a atriz argentina Soledad Fandiño desde o ano 2013. René é cantautor e produtor musical atualmente.

Diante de tantos gêneros musicais e tantas músicas que este grupo fez, tenho as minhas favoritas como “No hay nadie como tú”, “Atrévete”, “El Tango del Pecado”, entre outras, porém a que queria mostrar a vocês é uma bem especial, onde realmente vejo o que aconteceu e acontece no meu país, e não só lá, em diferentes países latino-americanos.

Deixarei o link na descrição para que possam ouvi-la e tenham algumas conclusões, mais que tudo como um estudo de casa kkkk ouçam a música e comentem se entenderam algo, tipo, a essência da música (sem trapacear com tradução ao português), e semana que vem podemos conversar sobre, e lógico farei a minha análise desde um ponto pessoal, listos?.

Comigo é tudo por hoje, deixem seus comentários meus amigos para realmente saber se gostaram da música, ou simplesmente para saber o que acham, sigam a gente nas redes sociais como sempre, um forte abraço a todos, cuidem-se, hasta la próxima…

Link do vídeo:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s